#1
Estruturas mnemónicas
Este projecto é uma reflexão ideológica sobre o que é esta relação entre a imagem de um produto que se vende e um cliente, nomeadamente numa sociedade contemporânea que vive bombardeada diariamente por imagens de produtos contextualizados numa suposta vida idílica protagonizada pelos seus actores e intervenientes. Facilidade, segurança, conforto, desejo, beleza e estilo são os conceitos que geram vendas.
Seguindo conceptualmente o trabalho artístico que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos em torno da imagem fotográfica, onde assumo a fotografia como uma falácia, sujeita a um universo altamente subjectivo de interpretação, construí um pequeno projecto com base em alguns dos pratos servidos pelo Noshi mas que pretende assim uma leitura mais alargada, criando imagens que enfatizam esta noção de ficção. A fotografia nunca representa a realidade per se, mas antes mimetiza elementos que muitas vezes nos são familiares, e que no seu conjunto nos pode representar uma ideia de algo que nos é familiar ou mesmo de uma memória. A nossa leitura sobre uma imagem fotográfica é feita com base na nossa própria vida e naquilo que conhecemos.
Este não é um projecto ilustrativo, mas antes um projecto interpretativo, onde os cenários foram construídos para oferecer uma leitura subliminar sobre determinado elemento e assim, uma leitura altamente subjectiva sobre o que determinada imagem pretende vender.